Sou fonoaudióloga
especializada no
tratamento dos distúrbios
da voz e da deglutição,
coordenadora do Núcleo
de Fonoaudiologia do
Hospital
A.C.Camargo...
Tratado de Deglutição e Disfagia No Adulto e Na Criança
01/02/2000
Autor(es): Geraldo Pereira Jotz
Elisabete Carrara de Angelis
Ana Paula Brandão Barros
Embora não haja uma incidência oficial de pessoas com disfagia no Brasil, estima-se que milhões de indivíduos apresentam alguma dificuldade de deglutição, pelos mais variados motivos. Desnutrição, desidratação, doenças pulmonares a tornam uma condição de saúde que merece urgência em estudos, atenção e cuidados. Apesar disso, é surpreendente que até a década de 80, não havia profissionais especializados em sua avaliação e tratamento. Pacientes com dificuldades de deglutição eram “tratados” com sondas nasoenterais ou gastrostomia, parte por desconhecimento, parte por falta de tempo. A partir de então, houve uma grande explosão de informação. Os profissionais de saúde perceberam que a intervenção ativa, incluindo avaliações, tratamentos e/ou reabilitação cuidadosamente planejados, trazia grandes benefícios ao paciente e conseqüentemente à sua qualidade de vida.
Apesar disso, e levando-se em consideração a grande incidência de disfagia em nossa população, ainda são poucos os profissionais que atuam no tratamento e reabilitação destes pacientes no Brasil, o que pode ser compreendido por uma série de fatores, dentre eles, a formação em geral deficiente nas áreas de graduação e pós-graduação, e as poucas possibilidades de acesso à informação e treinamento especializado. Sendo essa área eminentemente multidisciplinar, o acesso aos conhecimentos de especialidades afins também é difícil, reforçando a necessidade deste intercâmbio em termos teóricos e práticos.
Este livro tem o objetivo de oferecer uma compreensão prática dos aspectos especializados na avaliação, tratamento e reabilitação das disfagias, além de prover uma base na qual novas idéias e pesquisas possam se desenvolver.